terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 2.7 RESULTADO DO PROJETO

REULTADO DO PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

O projeto desenvolvido na pré-escola da Escola Municipal José Eduardo  Canuto Estolano – PEREQUETÉ ITAHUM-MS  para crianças entre 5 e 6 anos, no total de 15 alunos o qual foi desenvolvido no período de  29 Agosto a 27 de Setembro de 2011, onde foram realizadas várias atividades, tanto áudio-visuais, motoras como de escrita, houve a participação maciça das crianças.
Foi executado tendo como objetivo desenvolver no educando:
* O raciocínio lógico;                                              * Identificar cores e formas.
* Nomear cores e formas.                                                 * Ampliar vocabulário.
A coordenação motora com o uso do computador, visual e auditiva;
* A criatividade através das formas geométricas e cores;
* A socialização e cooperação entre os grupos;
* Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade;
* Estimular a imaginação;
* Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge;
* Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores;
* Observar quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada
* Criar desenhos livres usando as formas geométricas.

Primeiramente houve uma conversa informal questionando sobre o conhecimento prévio dos educandos em relação às cores;
Passeio pela escola para o reconhecimento das formas geométricas, observando  cores do ambiente, do vestuário, da natureza, de tudo o que há ao redor;
Desenvolver a coordenação motora, visual e auditiva;
Formas geométricas encontradas no seu ambiente escolar;
Desenhos livres, usando a imaginação;
Na sala de tecnologia será trabalhado no Software Educativo Arie auxiliando no desenvolvimento das atividades, sendo que as cores para a pintura de dois desenhos será direcionada pela professora regente;
Elaboração de crachás coloridos com os nomes dos educandos;
Jogo de boliche com cores diferentes e números;
Atividades mimeografadas de matemática, português, identidade e autonomia e natureza;
Leitura de livros sobre a história das cores.
Pseudo-leitura        
Vídeos sobre as cores: De onde vem o arco iris
Video sobre as formas geomátricas
Musica Arco Iris da Xuxa Meneguel;
Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge;
Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores;
Pedir que observem quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada;
Atividades com mistura de cores primárias.
Jogo com dado de cores (Alfabeto colorido)
Confecção de um arco íris pelos educandos.
Cantinho da Beleza.
Confecção da roupas dos educandos para o desfile.
Desfile dos educandos no fim do projeto (27 de setembro de 2011)

Os recursos utilizados foram: folha sulfite; Papel manilha; Cola; Tesoura; Lápis de cor; Tinta guache; Papel cartão; Internet; Livros; Potes de iogurte; Pedras; Durex colorido; Computador; Caixa de som; Mouse; Data show; Câmara Fotográfica; Not book; TNT Esmaltes Coloridos; Acetona; Algodão; Tintura Facial; Bijuterias; Espelho; Maquiagem; Linha; Cartolina; Pente; Bola.

A avaliação se deu de forma continua no decorrer da execução do projeto.
Os resultados foram satisfatórios, pois ao final podemos perceber por meio das realizações das atividades que as crianças aprimoram seus conhecimentos em relação ao assunto exposto.






sábado, 3 de dezembro de 2011

PROJETO COM INTEGRAÇÃO DEDE TECNOLOGIAS AO CURRICULO

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

O Projeto será realizado primeiramente por meio de uma conversa com as crianças sobre a importância das cores em nossas vidas, o significado de algumas dela, e das diferentes formas geométricas existentes ao nosso redor e que nós muitas vezes não percebemos. Será realizado passeios pela escola para a visualização de algumas formas geométricas, as crianças serão levadas a STE para assistir vídeos sobre as cores e as formas geométricas, para pintar no Software Arie, atividades fora da sala de aula com jogo de boliche coloridas com números, cantinho da beleza, atividades mimeogradas, atividades com tinta guache, recorte, colagens, terminando com apresentação de dança para toda a escola, Foram tiradas várias fotografias das crianças durante a realização das atividades.

As pesquisas foram realizadas por meio da internet (vídeos sobre cores e formas geométricas)

Os resultados foram sendo apresentados de forma processual, de acordo com a realização das atividades praticas e escritas, assim como com a apresentação da musica, onde as crianças desfilaram ao som da musica Arco Iris(XUXA).

ATIVIDADE COM HIPER TEXTO

NOME: Nilceia Pereira da Silva
TEMA: CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS
NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO: EDUCAÇÃO INFANTIL
DISCIPLINA:– MATEMÁTICA –
TÍTULO:  FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
*      O raciocínio lógico;
*      Identificar cores e formas.
*      Nomear cores e formas.
*      A criatividade através das formas geométricas e cores;
*      A socialização e cooperação entre os grupos;

*      Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores

*    Criar desenhos livres usando as formas geométricas

Duração das atividades:

*    Entre 100 e 120 minutos (2 aulas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
*    Os educandos deverão ter um prévio conhecimento sobre cores e a noção de algumas formas geométricas
Estratégias e recursos da aula:
Uma conversa informal para que os educandos saibam o que vai acontecer na aula
Num primeiro momento  a confecção de boliches feitas de potes vazios de iogurte, em volta durex colorido e os números colados na frente.

Num segundo momento levar os educandos para fora da sala: quadra, colocar os mesmos em fila e pedir que joguem a bolinha acertando as boliches, ao retornarem para a sala pedir que eles registrem os números das boliches.
Recursos educacionais adicionados na aula: 
*    Números, atividades mimeografas
Recursos Complementares (opcional):
*    Durex, potes vazios de iogurte, cola, bola média.
*    Avaliação
*    A avaliação foi satisfatória, pois houve a participação de todos  os educandos em todas as atividades desenvolvidas nesta aula.


REFLEXÕES SOBRE MIDIAS-EDUCAÇÃO

Os recursos tecnológicos tornaram-se de suma importância na vida dos nossos educandos no ambiente escolar, auxiliando na construção do seu próprio conhecimento e capacitação destes no ambito profissional,  pois atualmente o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados,  e a tecnologia (informática) é uma das ferramentas essenciais para competir neste mundo globalizado. È importante ressaltar a necessidade de alguns profissionais na área da educação  ainda ter uma certa dificuldade em lidar com alguns recursos tecnológicos, havendo desse modo uma urgencia em cursos para que estes possam reparassar e introduzir nas suas aulas o conhecimentos adquiridos tornando estas mais produtivas para os nossos educandos,
É de grande importância que o professor e o aluno utilizar estes recursos porque estes já fazem parte da evolução da sociedade.
Temos que ter em nossas mentes que todos estas tecnologias que hoje julgamos primitivas, foram e ainda estão sendo muito úteis para o auxílio no processo ensino aprendizagem.
Pode-se dizer que a utilização dos recursos tecnológicos são imprescindível no processo de ensino/aprendizagem, pois a tecnologia e a rapidez com que ela se evolui, acaba por produzir uma sensação constante por absorver mais informação por parte dos alunos.
Estas tecnologias que são oferecidas nas escolas tornam nossas aulas muito mais dinâmicas e prazerosas, facilitando o conhecimento cientifico dos nossos educandos.

Sintese do projeto

Resultado do Projeto Cores e Formas Geométricas
Professora Nilceia Pereira da Silva
Escola: Municipal José Eduardo Canuto Estolano  PEREQUETÉ- ITAHUM-MS.
Disciplinas:  Portugues – Matemática – Identidade e Autonomia e Sociedade e Natureza
Turmas: Pre-Escolar I B – 15 alunos
Duração: 29 Agosto a 27 de Setembro de 2011

Durante a realização do projeto foram utilizados Folha sulfite; Papel manilha; Cola; Tesoura; Lápis de cor; Tinta guache; Papel cartão; Internet; Livros; Potes de iogurte; Pedras; Durex colorido; Computador; Caixa de som; Mouse; Data show; Câmara Fotográfica; Not book; Computador: TNT Esmaltes Coloridos; Acetona; Algodão; Tintura Facial; Bijuterias; Espelho; Maquiagem; Linha; Cartolina; Pente; Bola. Rádio, Gel para cabelos: Música, Dança, os quais foram muito importantes para a realização deste, possibilitando várias formas de aprendizagem em diferentes situações, onde houve a participação de todas as crianças
Primeiramente houve uma conversa informal questionando sobre o conhecimento prévio dos educandos em relação às cores;, um passeio pela escola para o reconhecimento das formas geométricas, observando  cores do ambiente, do vestuário, da natureza, de tudo o que há ao redor;
Atividades para o desenvolvimento da coordenação motora e visual, utilização da sala de tecnologia onde foi trabalhado no Software Educativo Arie . Elaboração de crachás coloridos com os nomes dos educandos. Jogo de boliche com cores diferentes e números;
Tivemos momentos de  pseudo-leitura, ensaio da dança com a  Arco Iris da Xuxa Meneguel;
No momento do cantinho da beleza tanto as meninas e os meninos entravam num mundo da imaginação dentro de um salão de beleza, representando vários personagens: manicure, pedicure, cabeleireira e demais brincadeiras.
O projeto foi muito bom, os resultados obtidos não poderiam ser melhores.