terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 2.7 RESULTADO DO PROJETO

REULTADO DO PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

O projeto desenvolvido na pré-escola da Escola Municipal José Eduardo  Canuto Estolano – PEREQUETÉ ITAHUM-MS  para crianças entre 5 e 6 anos, no total de 15 alunos o qual foi desenvolvido no período de  29 Agosto a 27 de Setembro de 2011, onde foram realizadas várias atividades, tanto áudio-visuais, motoras como de escrita, houve a participação maciça das crianças.
Foi executado tendo como objetivo desenvolver no educando:
* O raciocínio lógico;                                              * Identificar cores e formas.
* Nomear cores e formas.                                                 * Ampliar vocabulário.
A coordenação motora com o uso do computador, visual e auditiva;
* A criatividade através das formas geométricas e cores;
* A socialização e cooperação entre os grupos;
* Valorizar a pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade e da sociabilidade;
* Estimular a imaginação;
* Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge;
* Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores;
* Observar quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada
* Criar desenhos livres usando as formas geométricas.

Primeiramente houve uma conversa informal questionando sobre o conhecimento prévio dos educandos em relação às cores;
Passeio pela escola para o reconhecimento das formas geométricas, observando  cores do ambiente, do vestuário, da natureza, de tudo o que há ao redor;
Desenvolver a coordenação motora, visual e auditiva;
Formas geométricas encontradas no seu ambiente escolar;
Desenhos livres, usando a imaginação;
Na sala de tecnologia será trabalhado no Software Educativo Arie auxiliando no desenvolvimento das atividades, sendo que as cores para a pintura de dois desenhos será direcionada pela professora regente;
Elaboração de crachás coloridos com os nomes dos educandos;
Jogo de boliche com cores diferentes e números;
Atividades mimeografadas de matemática, português, identidade e autonomia e natureza;
Leitura de livros sobre a história das cores.
Pseudo-leitura        
Vídeos sobre as cores: De onde vem o arco iris
Video sobre as formas geomátricas
Musica Arco Iris da Xuxa Meneguel;
Falar sobre o arco-íris, sua natureza, como e quando ele surge;
Sugerir que imaginem o mundo e a natureza sem as cores;
Pedir que observem quais são as cores de seu quarto durante o dia e durante a noite, quando a luz é apagada;
Atividades com mistura de cores primárias.
Jogo com dado de cores (Alfabeto colorido)
Confecção de um arco íris pelos educandos.
Cantinho da Beleza.
Confecção da roupas dos educandos para o desfile.
Desfile dos educandos no fim do projeto (27 de setembro de 2011)

Os recursos utilizados foram: folha sulfite; Papel manilha; Cola; Tesoura; Lápis de cor; Tinta guache; Papel cartão; Internet; Livros; Potes de iogurte; Pedras; Durex colorido; Computador; Caixa de som; Mouse; Data show; Câmara Fotográfica; Not book; TNT Esmaltes Coloridos; Acetona; Algodão; Tintura Facial; Bijuterias; Espelho; Maquiagem; Linha; Cartolina; Pente; Bola.

A avaliação se deu de forma continua no decorrer da execução do projeto.
Os resultados foram satisfatórios, pois ao final podemos perceber por meio das realizações das atividades que as crianças aprimoram seus conhecimentos em relação ao assunto exposto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário